top of page

Guia de preparação para prova Celpe-Bras 2024 em 6 passos

Por que você precisa se preparar para este exame em português brasileiro?

Porque as provas não são de alternativas, a prova escrita é muito extensa com 4 textos no formato dissertação-argumentativa e a prova oral é uma entrevista com assuntos diversos. No post desse blog vamos compartilhar dicas de como se preparar para prova oral (entrevista) e prova escrita (textos). Será que você tem um tempinho todo dia para enganar o destino, só por este ano, e passar no exame Celpe-Bras 2023? Então... persiste!




6 PASSOS

GUIA DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME CELPE-BRAS 2023


Se você quer o Certificado de proficiência em língua portuguesa do Brasil, então você precisa se preparar para o exame do Celpe-Bras 2024, persistir nos estudos com base nas provas anteriores, ter a mente criativa para fazer os textos, mas com base em evidências reais, por isso é importante ficar atualizado sobre o que acontece no Brasil, no seu próprio país e no mundo, acompanhar as notícias que estão veiculados nas mídias como TV e internet. Para você receber o certificado de proficiência em língua portuguesa do Brasil reconhecido pelo MEC sua nota deve ser a partir do nível intermediário nas duas provas, se suas notas forem diferentes entre prova oral e escrita, então você receberá o certificado constando o menor nível.


NÚMERO 1 - SABER LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL

A Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros pode ser comprovada pelo certificado obtido por meio do exame Celpe-Bras que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. O certificado é reconhecido pelo MEC - Ministério da Educação do Brasil. Este exame acontece duas vezes por ano desde 1998 (exceto em 2018, 2020, 2021 e 2022 que tiveram uma vez), geralmente, a inscrição se inicia em março e agosto. Acompanhe divulgação do Edital Celpe-Bras 2023 com as instruções de inscrição, acompanhe pelo site https://www.brparaestrangeiros.com/



NÚMERO 2 - ESTUDE AS PROVA ANTERIORES

Há muitos anos o Inep aplica suas provas mantendo o mesmo padrão, prova oral com entrevista de 20 minutos, sendo 5 minutos com perguntas pessoais e 15 minutos abordando assuntos gerais e a prova escrita com 4 textos dissertativo-argumentativo com os mais variados gêneros de textos também com assuntos gerais. A prova é muito extensa por isso a necessidade de se preparar o quanto antes, com isso você ganhará tempo no dia do exame para, enfim, conseguir concluir todas as etapas e assim aumentar suas chances de ter o nível desejado para a certificação.


Para saber todos os gêneros dos textos solicitados no exame Celpe-Bras em suas provas saiba tudo em 15 Módulos e material para download no Treinamento Como Estudar para Prova Celpe-Bras, saiba mais clicando aqui.



Para áudio-vídeo do exame anterior Celpe-bras parte oral e parte escrita se inscreva no Canal do Youtube da BR Para Estrangeiros e assista as Playlists dê pausa e tente responder, clicar aqui.


Para fazer download/imprimir provas anteriores com orientações e dicas para fazer uma boa prova SAIBA MAIS EM "COMO ESTUDAR PARA CELPE-BRAS".



NÚMERO 3 - LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA

O Edital é um documento que será publicado dias antes do exame com todas as informações importantes e orientação para você fazer antes, durante e depois do exame. Fique por dentro de tudo que vai acontecer no exame Celpe-Bras 2024, assim você não vai ser desclassificado por coisas simples que estão ao seu alcance.


Acompanhe o Edital Celpe-Bras 2024, veja monitoramento diário pelo site https://www.brparaestrangeiros.com


NÚMERO 4 - SIMULAÇÃO DA PROVA ORAL COM NATIVO

SIMULADO DA PROVA ORAL: A prova Oral é uma entrevista com assuntos da atualidade no Brasil, no mundo e no seu país. Use imagens com pequenos textos e várias perguntas sobre o tema abordado. Você poderá selecionar os temas, com os assuntos que você tem mais dificuldade para praticar com um nativo.


Treinamento Como Estudar para Prova Celpe-Bras, saiba mais clicando aqui.


NÚMERO 5 - TEXTO NA PRÁTICA - CORREÇÃO DA PARTE ESCRITA

CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA: Você entregará seus textos para um nativo ou professor de português, escreva de caneta em uma folha de caderno para ser corrigido e verificação se sua resposta está de acordo com o que foi pedido no enunciado da prova. A prova escrita do exame Celpe-Bras tem 4 tarefas: Tarefa 1 fazer um texto sobre um vídeo, Tarefa 2 fazer um texto sobre um áudio, Tarefa 3 fazer um texto sobre um artigo de jornal e Tarefa 4 fazer um texto sobre uma matéria de revista. Você receberá o material com instruções para fazer os 4 textos.


Treinamento Como Estudar para Prova Celpe-Bras, saiba mais clicando aqui.


NÚMERO 6 - ESTAR CIENTE QUE NÃO DÁ PARA ESTUDAR DE ÚLTIMA HORA

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro para certificar proficiência em português como língua estrangeira. Para estrangeiros falantes de língua portuguesa como segunda língua pode parecer que fazer o exame sem estudar não tem problemas, mas é um grande engano devido ter muita coisa para fazer durante o exame e se o estrangeiro não tiver conhecimento da estrutura da prova vai perder muito tempo no dia do exame e deixar muita coisa em branco por falta de tempo. Isso vai prejudicá-lo a atingir o nível mínimo para a certificação que é nível intermediário na parte oral e nível intermediário na parte escrita, por exemplo, se o candidato obtiver nível avançado na entrevista, mas por não ter tempo de concluir as redações ele ficar com nível básico na parte escrita, então no geral o Inep considera a menor nota, que neste caso é nível básico e nível básico não recebe certificado.
















DICA:



Dúvidas entre em contato pelo chat do site https://www.brparaestrangeiros.com/

532 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
Folhas bonitas
bottom of page